1 de mar de 2016

Oscar 2016


Olá pessoal, tudo bem? Antes de mais nada, quero expressar uma grande alegria referente ao tema do qual tratarei no post de hoje:

O LEONARDO DICAPRIO GANHOU SEU PRIMEIRO OSCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAR!!!!!!!!!!!!!

Ok, surto de fangirl à parte, vamos ao que interessa. No post de hoje comentarei um pouco sobre uma das maiores premiações referente ao mundo cinematográfico, que ocorreu no dia 28/02/16 e, passado da meia noite aqui no Brasil, também no dia 29/02/16. Comentarei com vocês minha experiência com a cobertura, os filmes, atores, as categorias e os mais diversos vencedores de uma das mais desejadas estatuetas do mundo. Também deixarei aqui minha opinião a respeito de um assunto bastante polêmico dessa edição: o discurso de abertura de Chris Rock e todo o restante de sua apresentação na premiação.
Clique em continue lendo para saber mais.

Chris Rock e sua apresentação no Oscar
Chris Rock já chegou causando. E para quem não sabe o que aconteceu e por que ele chegou causando (o que acho extremamente difícil), deixo aqui uma explicação.
Algum tempo antes de acontecer a famosa premiação cinematográfica, estourou uma polêmica sobre o fato de não haver pessoas negras indicadas e pessoas negras ganhando realmente uma estatueta do Oscar. É claro que essa situação não é de hoje. Ela vem acontecendo há muito tempo. Entretanto, todos nós sabemos o que o mundo tem se tornado hoje em dia. As pessoas andam mais conscientes e, por essa razão, andam lutando contra as injustiças e correndo atrás de seus direitos com muito mais frequência do que estamos acostumados. E infelizmente nem todos estão preparados para essa revolução.
Existe o lado das pessoas que começarem a se questionar e se revoltar com a ausência de negros no Oscar, mas também existe o lado das pessoas que possuem o famoso argumento inteligente na ponta da língua: “isso é tudo mimimi, tudo vitimismo”. É, pois é, nem eu acredito que em pleno século 21 as pessoas ainda pensam que lutar pelos seus direitos e questionar injustiças seja apenas uma falta do que fazer.
Portanto, digamos que o mundo se dividiu entre as pessoas que acham errado o Oscar ser #sowhite, e pessoas que acham que o racismo não existe e ganhar uma estatueta do Oscar se resuma apenas ao talento e ao merecimento do indivíduo.
Era de se esperar que os membros da Academia prestariam atenção em toda essa polêmica e fariam um bom uso dela para ganhar audiência e é claro, se defender de tais acusações. Nada melhor que contratar Chris Rock para apresentar o Oscar e fazê-lo discursar sobre o ocorrido.
Assistam abaixo o discurso de abertura de Chris:

Chris Rock - Abertura do OscarChris Rock fez um discurso maravilhoso na abertura do Oscar. Confira o discurso completo e legendado pela nossa equipe:
Publicado por Fã Depressão em Domingo, 28 de fevereiro de 2016

Chris na verdade começou seu discurso dando a impressão de que defenderia o fato de que era realmente injusto a falta de nomeação e ganhadores negros no Oscar, mas, no decorrer dele, a situação ficou um pouco confusa.
Não vou mentir, o cara mandou muito bem em certos pontos. Ele trouxe questões extremamente polêmicas à tona, como a relação dos negros com policiais e como as diversas vezes que muitos tiveram que lutar para ao menos CHEGAR até o cinema para assistir um filme sem antes ser agredido na rua por sua cor. Deixou bem claro que negros precisam de OPORTUNIDADES iguais às que pessoas brancas recebem quase sempre, para finalmente chegarem ao patamar de ganhar um Oscar e a situação ser finalmente justa. Sim, ele foi corajoso e trouxe assuntos de grande importância para serem discutidos em uma apresentação tão famosa; e acreditem, isso é de enorme proporção. Foi como Beyoncé apresentando sua música Formation no Super Bowl. Entretanto, dizer que nem tudo é racismo e sexismo e que lutar para uma diversidade maior na premiação não é uma luta tão importante quanto outra, fez com que seu discurso perdesse um pouco sua importância.
Sim, temos diversas coisas mais sérias para lutar. Temos diversas situações muito mais injustas para encarar. Mas, por que que essas outras situações têm que ser mais um motivo para NÃO lutar contra a falta de diversidade na premiação mais famosa de todas? Por que lutar por mais negros no Oscar deve ser ridicularizado e por que acaba sendo de mínima importância? Toda forma de luta por justiça é válida, mesmo que seja nas menores situações da vida.
Eu, por exemplo, já parei para refletir sobre os termos que usamos para xingar uma outra pessoa. Já perceberam que quando nos referimos a alguém safado e digno de desprezo dizemos “filho da puta”? Já perceberam que essa expressão xinga não a pessoa que queremos xingar, mas a mãe dessa pessoa? E por que? Por que nunca xingamos o pai dessa pessoa? Pois é. É uma situação extremamente mínima em relação a outras milhares de situações que merecem uma luta por justiça, mas são nessas pequenas situações que caminhamos para outras maiores e construímos um mundo melhor.
Eu concordo com o Chris em certos pontos. Concordo que devemos agir na raiz do problema antes de querer mudar a falta de diversidade na premiação. Precisamos lutar por mais oportunidades e igualdade para os negros. Precisamos que eles tenham as mesmas chances que uma pessoa branca atuando. Precisamos que eles tenham as mesmas chances que uma pessoa branca para conseguir um papel em um filme digno de ganhar um Oscar. Eu entendo todos esses pontos. Mas, ridicularizar e fazer o protesto e a luta por mais diversidade na premiação do Oscar não foi uma atitude muito inteligente. Toda forma de luta por justiça é válida, digo e repito quantas vezes for preciso.
Nem tudo é racismo, nem tudo é sexismo. Mas, um grande número de situações, É SIM. E quanto mais as pessoas se desvencilham, desviam e tornam essas situações menos importantes do que elas realmente são, mais tempo vamos demorar para realmente atingir a raiz do problema e resolver todas as questões importantes que temos a resolver. É importante DAR IMPORTÂNCIA a movimentos como esses; movimentos esses que fazem o povo caminhar para os maiores problemas.  
Portanto, a participação, o discurso de abertura e o resto das brincadeiras e aparições de Chris Rock no Oscar foi uma bagunça. Ele deu sua lição valiosa sobre diversos assuntos, e tirou a importância de outros que não devia. Uma situação que deveria ter feito ele dar 5 passos à frente, fez com que ele desse 3 para frente e 2 para trás. 


Minha experiência
Sempre amei as apresentações do Oscar. Sempre tive vontade de acompanhar suas transmissões desde o início, mas nunca o fiz. Talvez pelo fato de sempre haver aula no dia seguinte e a premiação acabasse sempre muito tarde. Entretanto, esse ano, já que ainda estou sem obrigações e responsabilidades do tipo, decidi assistir. Confesso, 99,9% da minha motivação para assistir até o fim tinha a ver com ver e presenciar o momento histórico em que o velho crush finalmente ganharia seu primeiro Oscar, mas o restante sempre foi e sempre será por um motivo: eu adoro premiações e eu adoro a premiação do Oscar em particular.
Entretanto, cometi um erro. Não assisti quase nenhum filme indicado. Se assisti três talvez seja muito. Me arrependo completamente disso, pois é uma apresentação incrível e a sensação de torcer e fazer bolão pelos seus filmes, atores, diretores favoritos deve ser muito melhor quando você sabe e já assistiu todos ou a maioria que serão indicados.
Felizmente o fato de não ter assistido quase nada que foi indicado não chegou a atrapalhar toda a minha experiência acompanhando a premiação. Conhecia a maior parte dos filmes indicados, seja por nome ou por críticas, e acabei criando a vontade de assistir cada um deles. Além disso, algumas brincadeiras e participações especiais tornaram tudo muito mais divertido. A brincadeira com o urso do filme O Regresso de Leonardo Dicaprio, Lady Gaga e sua apresentação INCRÍVEL sobre estupro, os 20 anos de Woody e Buzz Lightyear, R2D2, BB8 e C3PO invadindo o palco foram algumas das situações que fizeram valer a pena assistir à premiação até o fim e presenciar a vitória de Leo com sua primeira estatueta do Oscar.
Acompanhei toda a transmissão e fiz meus comentários pelo Twitter (se ainda não me segue, siga agora: @amandacastejon), e assim como a Ana Roncon, prometi a mim mesma que assistirei quantos filmes for preciso assistir para ter uma experiência muito melhor com o Oscar de 2017. E é claro, sempre comentando os filmes assistidos aqui com vocês, tanto no blog quanto no canal!

Ganhadores do Oscar 2016
Eis aqui os ganhadores de todas as categorias do Oscar 2016.

Créditos das fotos: Viciados em Sagas e Séries




Bônus
Eis aqui alguns vídeos e fotos que valem a pena ver dessa premiação ÉPICA!

C3PO, R2D2 e BB8 invadindo o palco do Oscar


Droids on OscarsVideo Completo: BB-8, R2-D2 e C-3PO invadindo o palco do Oscar#Oscar2016 #Oscars #StarWars
Publicado por Seu Darth em Segunda, 29 de fevereiro de 2016

Urso do filme O Regresso participando do Oscar

Mark Ruffalo tentando sair com a maior estatueta do Oscar

Apresentação de Lady Gaga

Lady Gaga convidou várias vítimas de abuso sexual para o palco da premiação do Oscar, enquanto fez uma emocionante apresentação de "Till It Happens To You", música do documentário The Hunting Ground
Publicado por Empodere Duas Mulheres em Segunda, 29 de fevereiro de 2016

E, por fim, Leo ganhando seu primeiro Oscar!
NÃO É MONTAGEM!

Discurso do ator Leonardo DiCaprio no Oscar 2016O discurso legendado de Leonardo DiCaprio ao vencer o Oscar de Melhor Ator <3www.filmow.com
Publicado por Filmow em Segunda, 29 de fevereiro de 2016


Leo esperando receber seu Oscar, brincando:
"Você faz isso todo ano? Eu não saberia"

Leonardo DiCaprio gets his Oscar engraved at the Governors Ball: "Do you do this every year? I wouldn't know." #Oscars
Publicado por Variety em Domingo, 28 de fevereiro de 2016

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado do post! E se gostaram, deixem seu curtir ali em cima ao lado do título (não esqueçam de confirmá-la) e comentem o que acharam!
Até mais!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team