11 de dez. de 2015

O que esperar de Convergente

Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje falarei um pouco sobre o que espero do penúltimo filme da série Divergente que será lançado no ano que vem: Convergente, de acordo com minha leitura dos livros, de seus filmes anteriores e o trailer lançado recentemente:

Que a série de filmes de Divergente não é a mais fiel de todos os tempos, todos os fãs já estão mais que cientes. A fidelidade aos livros diminuiu a cada filme lançado e, ao analisarmos o último trailer da penúltima adaptação cinematográfica, temos cada vez mais certeza de que essa fidelidade está fadada a diminuir ainda mais.
Entretanto, se tem algo que faz parte da marca dos filmes de Divergente, e que raramente é reconhecido pelos seus fãs, é sua incrível sequência de ação e a maneira como seus produtores a utilizam para que a experiência se torne ainda mais memorável para seus espectadores. Com o aproveitamento de recursos altamente tecnológicos como as edições e os efeitos especiais, os filmes da franquia acabam sendo, apesar de infiéis aos seus livros, empolgantes, tensos e carregados de pura adrenalina.
Tal técnica utilizada para deixar as adaptações mais interessantes se revela extremamente importante para que sua obra cinematográfica não acabe se tornando tediosa como o livro é em diversos aspectos. Em minha percepção, os livros da série, apesar de ótimos, são carregados de variadas sequências de cenas e diálogos que não interessariam a ninguém que optasse por apenas assistir aos filmes. Sequências de fatos que se tornariam, além de monótonas e chatas, inúteis para o entendimento da história principal que a série carrega.
A sequência de cenas que veremos com mais clareza nas telas do cinema em 2016 não condiz em nada com o que eu, particularmente, imaginei enquanto lia o último livro da trilogia. O ambiente, o que está além do muro, as diversas formas de tecnologia utilizadas, e, por fim, a maior parte dos elementos presentes no trailer não batem com as descrições feitas pela autora em seu best-seller. Entretanto, seguindo o histórico de suas adaptações, é possível enxergar com clareza que tudo foi modificado para trazer uma experiência muito mais interessante do que realmente temos quando o lemos, pois, quem leu sabe: Convergente é o pior livro da saga. Com informações complicadas sendo vomitadas em cima do leitor todas de uma só vez, constantes brigas entre Quatro e Tris, diversas sequências de cenas completamente paradas e desinteressantes, o terceiro e último livro acabou criando a fama de chato e irritante por diversos fãs. Portanto, nada mais inteligente e aliviador que a mudança desse sentimento por meio dessas diversas transformações cinematográficas.
Além disso, outra característica importante que muitos fãs não são capazes de enxergar com clareza, é o fato de que os produtores dos filmes da saga de Divergente sempre foram capazes - apesar de muitos discordarem - de mostrar o ponto principal que Veronica Roth mostrou em diversas páginas, em apenas alguns minutos. Neguem o quanto quiserem, mas a verdade é que, apesar das milhares de mudanças feitas, a linha que levava o trem da história principal nunca mudou de percurso. E isso fica claro quando assistimos ao trailer recentemente lançado, onde o desfecho da história é contado parcialmente em uma das cenas.
Levando tudo isso em conta e o fato de eu ser completamente apaixonada pela série de livros e filmes de Divergente, não espero muito mais que mais um filme incrível! E eu tenho certeza de que devo ser uma das únicas a enxergar suas adaptações dessa forma, mas é a maneira como elas merecem ser enxergadas. É certeza que a adrenalina característica de seus filmes continuará intacta; é certeza que sua história será desenrolada de forma mais esclarecedora que os próprios livros; é certeza que me divertirei tanto quanto nos dois primeiros filmes; e, é claro, é certeza que a ansiedade está a flor da pele!
Chega 2016! Chega Convergente!

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado! Comentem o que acharam e o que vocês mesmos estão esperando para o penúltimo filme da saga. Se gostaram, cliquem em curtir lá em cima ao lado do título!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team