6 de jan. de 2017

Sobre a volta do blog e metas de leitura


Olá pessoal, tudo bem? Quanto tempo!
Primeiramente gostaria de desejar a todos os meus leitores um feliz 2017, cheio de muita paz, amor, saúde, felicidade, dinheiro, livros, filmes, séries e jogos! Que todos os nossos sonhos e nossas metas sejam alcançados nesse novo ano que se inicia!
Como já falei um pouco em uma postagem (que você pode acessar clicando aqui) estarei voltando com a fanpage, o blog e o canal nesse ano. Alguns de vocês devem ter notado o meu sumiço nessas três plataformas nos últimos meses de 2016, e com isso, também criei uma postagem explicando toda a situação e os meus motivos para a minha inatividade nos mesmos (que você pode acessar clicando aqui). Portanto, no post de hoje, o primeiro do ano de 2017, estarei falando sobre a minha volta e a minha nova relação com as metas de leitura.
Clique em continue lendo para saber mais.

Finalmente 2016 está oficialmente no passado, um novo ano se inicia e finalmente posso estar de volta com as postagens no blog, na fanpage e no canal. Meu sumiço por essas plataformas nos últimos meses de 2016 se dá pelo fato de não ter tido tempo para me organizar e me preparar para o que eu estava prestes a enfrentar: a faculdade e o lançamento do meu livro (que você pode comprar clicando aqui). Foram dois fatores muito importantes na minha vida, e que aconteceram, de certa forma, muito de repente. Eu não esperava que fosse começar a faculdade no meio do ano e não esperava que meu livro fosse ser lançado basicamente na mesma época. A faculdade já me tomou quase todo o meu tempo e esforço, e o lançamento do livro me deu ainda mais responsabilidades com divulgação. Portanto, fiquei sem espaço para encaixar o blog, a fanpage e o canal em meio a essa loucura.
Agora que já estou mais adaptada a esses dois acontecimentos que bagunçaram minha vida – de forma positiva –, acredito que poderei voltar à ativa com o que eu comecei a fazer em 2015. Mas, ainda assim, devo dizer que não posso prometer um seguimento fiel ao cronograma de postagens (que você pode visualizar clicando aqui). Não posso prever como será o meu futuro e quais responsabilidades a mais podem ser adicionadas a minha vida, e com isso, não posso prometer que estarei sempre ativa por aqui. Mas, o que eu realmente posso prometer é: me esforçarei muito mais. Estarei sempre tentando adiantar os vídeos e as postagens para não me atrapalhar com as outras responsabilidades e estarei sempre tentando cumprir com o cronograma. Não vai ser fácil, mas sei que estou muito mais disposta a me organizar quanto a tudo isso a partir de agora.
2016 não foi um ano fácil, e com todas as dificuldades veio também uma grande falta de disposição para leituras, escrita e, enfim, qualquer coisa que não fosse assistir séries, filmes e ficar rolando na timeline do Facebook. Eu quero me livrar dessa falta de disposição, quero voltar a fazer o que eu sempre amei fazer, que é cuidar desse blog, desse canal, dessa fanpage, escrever, ler e expor o que eu penso sobre livros, séries, filmes e jogos para vocês. Mesmo que seja extremamente difícil no início me forçar a fazer todas essas coisas, prometo a vocês que tentarei ao máximo. 2017 tem que ser um ano muito melhor!
Agora que já esclareci o mais importante sobre a minha possível volta à ativa nas plataformas que adoro cuidar, podemos passar para o próximo assunto: metas de leitura.
No final de 2015 eu fiz uma postagem aqui no blog falando como havia sido as minhas leituras do ano e como eu havia cumprido com as metas que coloquei no Skoob (acesse meu perfil clicando aqui). No mesmo post também coloquei uma meta de livros que eu pretendia começar a ler no ano de 2016 (acesse o post clicando aqui). Talvez esse tenha sido um grave erro? Acho que sim!
Mas, de qualquer forma, como todo fim de ano, o Skoob fez um resumo do quanto da minha meta de leituras eu havia cumprido durante o ano, e do mesmo jeito que fiz na postagem de 2015, farei nessa postagem. Abaixo deixarei algumas fotos do meu progresso, e, logo em seguida, comentarei sobre o mesmo.












Resenhas

Se existe uma palavra que possa descrever essa meta de leituras, essa palavra é FLOP (FRACASSO). De acordo com o Skoob, de 50 livros adicionados a meta, apenas 18 foram lidos. Mas, para minha reputação não ficar tão manchada, devo colocar aqui uma explicação: eu não sabia que o Skoob adicionaria também as Histórias em Quadrinho à essa lista. Eu não cheguei a comentar nada por aqui, mas no começo do ano de 2016 eu acabei me interessando pelas HQ’s da Jessica Jones e decidi procurar pela internet para lê-las, já que encontrá-las em HQ’s físicas seria praticamente impossível. Comecei a lê-las, mas parei na nº 5, pois o site que eu havia encontrado acabou saindo do ar e não encontrei mais nenhum outro para continuar a leitura. E já que eu havia adicionado como meta de leitura todas as 28 edições de Jessica, acabou que o número de livros não lidos subiu. Eu ainda pretendo terminar a leitura dessas HQ’s e pretendo comentar com vocês quando acabar todas elas, mas, por enquanto, ficaremos apenas com as da Turma da Mônica Jovem, que iniciei no fim de 2016 e pretendo alcançar as últimas lançadas agora nesse ano de 2017. Talvez eu também comente a minha opinião sobre elas com vocês aqui no blog, mas pretendo fazer isso de 10 em 10 edições ou talvez um número maior. Portanto, sobre as HQ’S: de 31 adicionadas a meta de leitura, li apenas 8.
Agora vamos falar dos livros: de 19 livros adicionados a meta, li apenas 10 no ano de 2016. No post que fiz em 2015 eu havia colocado apenas 13 livros para meta, mas no decorrer do ano acabei adicionando outros de acordo com a minha vontade ou a minha necessidade de lê-los. Não considero realmente que li pouco nesse ano quando levo em conta que O Nome do Vento tem muitas páginas e tive milhares de outras responsabilidades e livros para ler por conta da faculdade, mas com certeza eu gostaria de ter lido mais.
Por fim, gostaria de falar um pouco com vocês sobre metas de leitura. Eu acho muito legal colocar meta de leitura para um ano todo. Para muitas pessoas isso é um incentivo ótimo para ler muito mais do que está acostumado a ler. Minha intenção com as minhas metas de leitura sempre foi essa, mas acho alguns de nós, incluindo eu mesma, devem passar a admitir que nem sempre esse é o nosso foco principal.
Apesar dos grupos de leitura no Facebook e do booktube ter aberto muitas portas e serem incríveis plataformas de interação com pessoas com gostos e opiniões parecidos ou diferentes de nós, gerando debates, amizades e diversas formas de incentivo à leitura, os mesmos também trouxeram – pelo menos para mim, particularmente – alguns pontos negativos.
Estou sempre me deparando com pessoas com metas mil vezes maiores que as minhas, com livros mil vezes maiores que os que eu pego para ler. Estou sempre me deparando com pessoas que leem mais de 150 livros no ano e dizem que foi pouco, estou sempre me deparando com pessoas que infelizmente se gabam pela quantidade de páginas que leem por dia, etc. São os mais diversos tipos de pessoas com quem eu me deparo nesses grupos de leitores e muitas vezes elas não me fazem bem.
Não quero dizer que você não tem o direito de ler mais de 150 livros ou achar que isso foi pouco. Não quero dizer que você não tem o direito de se gabar pela quantidade de páginas lidas no dia ou de criar metas enormes de leitura. É claro que não, cada um faz o que quer, portanto, lê o que quer e como quiser. Eu não estou aqui para julgar ninguém, mas para relatar como essas pessoas fizeram eu me sentir comigo mesma em relação às minhas leituras durante esse ano de 2016 e, não vou mentir, 2015 também.
Eu não sou uma pessoa que lê muito rápido e lê muitos livros durante o ano. Não vou dizer que é porque não quero ou tenho preguiça, mas simplesmente porque gosto também de fazer outras coisas além de ler e também tenho responsabilidades que tomam muito do meu tempo. Eu gostaria sim de ser uma pessoa que lê mais rápido e uma quantidade muito maior, mas sei que simplesmente não consigo ser assim atualmente. Ter contato com essas pessoas totalmente opostas a mim faz com que eu me sinta menos leitora, menos capaz e menos inteligente por mais incrível que isso pareça. É uma coisa boba? Talvez, mas realmente já me fez sentir assim.
Muitas vezes eu me forcei a ler por horas e horas para finalmente alcançar uma meta considerada relativamente boa em comparação a essas pessoas nas quais eu me inspirava e muitas vezes já me forcei a adicionar mais livros a minha meta de leitura para me incentivar a ler a mesma quantidade que elas. Mas, qual o ponto?
Eu cheguei a uma conclusão de que eu tenho que ser eu mesma e parar de me colocar metas muito altas, me forçar a ler mais e enfim, respeitar os meus limites. Eu cheguei à conclusão de que não posso me considerar menos capaz, menos inteligente ou menos esforçada só porque uma outra pessoa conseguiu ler mais livros do que eu durante o ano. Nós somos pessoas diferentes, com limites diferentes, vidas diferentes, e devemos respeitar isso.
Portanto, esse ano não farei uma meta como fiz no ano de 2015 e 2016. Lerei os livros que estarei com vontade de ler e assim que começar a lê-los, adicionarei à meta de leitura do Skoob, como uma simples força de hábito. Vou ler os livros no meu tempo e não me importar se tal pessoa leu em dois ou três dias. Não vou mais me importar com o quanto, como ou quão rápido as pessoas a minha volta e as pessoas que eu me inspiro leem. Vou apenas me importar com o que eu quero ler, e isso terá que bastar.
Sem metas! Apenas a minha vontade combinada com a minha capacidade de ler tal livro. E não importa se você vai continuar fazendo metas ou fazendo como eu, eu te desejo boa sorte e boas leituras no ano de 2017! Que cada um de nós saiba respeitar nossos limites e saiba aproveitar nossas leituras da nossa própria maneira!
Para combinar com o que eu acabei de dizer e desabafar, indico esse vídeo da linda da Ana Roncon que me inspirou a mudar: https://www.youtube.com/watch?v=2M4uXHtihTY.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado do post! Se gostaram, deixem o curtir lá em cima ao lado do título (não esqueçam de confirmar) e comentem o que acharam!
Até mais!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá, Amanda.
    Ano passado estava terminando o ensino médio e não consegui conciliar os estudos com o blog. Infelizmente foi um ano pouco produtivo nessa parte. Foram poucos posts em todas as plataformas.
    Esse ano, ainda não entrei na faculdade, (buá :c ) então, estou organizando minhas idéias e leituras pra ser mais produtiva no blog. Ainda não estou conseguindo. É tanto tempo disponível que fico confusa rsrs.

    Sobre as metas de leitura... Ano passado foi a primeira vez que fiz uma no skoob e amei. Não alcancei a meta porque toooooodos que eu lia a sinopse e me atraiam, eu ia lá e adicionava na meta rsrs. Ficaram uns 50 livros, e, só li 18 (por aí).
    E, eu também fico frustadas e me sinto menos leitora quando me deparou com pessoas que lêem ,em um dia ,um livro que eu demorou mais ou menos uma semana para terminar. Mas, como você falou, temos limites diferentes.

    Esse ano retornei a fazer uma meta no skoob, mas, agora, decidi colocar apenas os livros que tenho em casa e ainda não foram lidos. Acho que assim tenho um controle melhor, mas ainda assim, já tenho bastante livros haha.

    Boa sorte pra nós, Amanda o/ (você sabe um site que disponibilize HQ's para ler online? Se sim, manda o site no meu email.)

    Beijos. Amei o post.

    Cupcakeland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que para uma grande maioria das blogueiras que não costumam ganhar nada lucrativo com o que fazem, fica quase impossível conciliar o blog com a vida pessoal. Afinal, temos que, além de manter o blog ativo com postagens, temos também que estudar, procurar emprego, cuidar da casa, dos nossos relacionamentos, etc. É muito difícil manter tudo funcionando perfeitamente, mas como isso se tornou um hobbie para mim, ainda tento manter tudo ativo! Espero que você também consiga!
      Não acho que metas de leitura sejam ruins, elas ajudam também a nos organizar e nos manter sempre ativos em nossas leituras. Mas, o meu maior problema com esse assunto foi justamente eu me forçar a ler para conseguir cumpri-la, e quando não conseguia, não me sentir capaz. Por isso dessa vez decidi maneirar, mas mesmo assim, ainda continuo adicionando livros à minha meta, mas não me forço tanto quanto antes. De qualquer forma, espero que nós duas consigamos manter tudo em ordem e tenhamos ótimas leituras durante esse ano!
      O site que eu tinha para ler HQ's online infelizmente não funciona mais :( mas, se eu encontrar algum bom, te aviso!
      Obrigada por comentar <3

      Excluir

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team