8 de jul. de 2016

Resenha/Filme: Zootopia- Essa Cidade é o Bicho


Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje trago a resenha de um desenho animado da Disney que foi lançado ainda esse ano e muito aplaudido por várias pessoas: Zootopia- Essa Cidade é o Bicho.
Clique em continue lendo para saber mais.






Lançamento: 17 de março de 2016
Duração: 1h48min
Dirigido Por: Byron Howard, Rich Moore
Gênero: Animação, Família, Comédia
Nacionalidade: EUA






Sinopse
Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.

Trailer

Opinião
Devo começar dizendo que, apesar de ser um desenho animado comum com a simples e pura intenção de divertir seu espectador, e de a sinopse não revelar muita coisa de interessante sobre ele, esse filme acabou me surpreendendo de uma maneira que eu não esperava que fosse me surpreender.
Admito que fui assisti-lo apenas com a intenção de dar boas risadas, pois pelo trailer e por todos os comentários que acompanhei desde que fora lançado, pude captar que seria um desenho animado muito divertido, engraçado e diferente. É claro, todos nós sabemos que criar esperanças demais em alguma coisa – principalmente em filmes – pode acabar estragando uma boa experiência.
No meu caso, minha esperança e expectativa sobre esse filme não foi de fato destruída. Continuei achando o desenho animado divertido e engraçado, mas não a um nível do qual esperei quando criei a tão famosa expectativa. Mas, da mesma forma, Zootopia não me desapontou. Ele me surpreendeu em outros aspectos que eu não imaginava que fizessem parte do enredo; ou, pelo menos, que tivesse tanta presença.
Estamos acostumados a nos deparar com filmes da Disney que nos ensinam valiosas lições sobre todo o tipo de tema: amizade, amor, medo, coragem, sonhos, etc. Estamos acostumados a absorver essas mensagens através de diálogos e cenas engraçadas ou músicas. Mas, no caso de Zootopia, eu não esperava que a tal mensagem fosse ser de tamanha profundidade; e principalmente, não imaginava que fosse ter tanta ligação com a situação que vivemos atualmente em nossa sociedade.
O filme trata de preconceito, e desde o início até o fim ele deixa isso muito claro e não foge de forma alguma do ponto principal; até mesmo em seu nome, Zootopia, podemos notar a mensagem transmitida: utopia, como vocês provavelmente já puderam notar na minha pequena biografia aqui no blog, trata-se de uma sociedade ideal, fantástica, imaginária. O fato de descreverem a tal cidade como “a cidade ideal para fazer dos seus sonhos realidade, tornar-se quem você quiser e onde os bichos vivem em plena harmonia, sem problema algum” já é um fator que faz com que imaginemos o motivo da cidade chamar-se Zootopia. A cidade é uma utopia. Uma civilização ideal e perfeita na teoria, mas na prática está apenas caminhando em passos lentos para deixar de ser apenas uma utopia.


Ou seja, mesmo que Zootopia tenha conseguido colocar diversos animais de diferentes espécies e comportamentos em um só lugar e em um certo tipo de harmonia, ela ainda enfrenta problemas com o preconceito e a ignorância. Mas, é claro, o filme deixa claro que podemos sempre mudar e melhorar esses problemas, quando começamos a mudança em nós mesmos.
A mensagem é tão incrível, objetiva, clara e profunda que acabei deixando de lado o fato de ter minhas expectativas frustradas sobre rir e me divertir do começo ao fim e passei a achá-lo um dos filmes mais bem feitos e incríveis já feitos pela Disney. É um desenho animado de extrema importância para pessoas de qualquer idade verem. É um desenho animado que acompanha os problemas que enfrentamos atualmente em nossa sociedade e nos dá a força e a coragem suficiente para enfrentá-los.
Zootopia é um leve choque de realidade com uma pitada da magia que só a Disney tem. Zootopia é uma grande e importante metáfora transmitida para as telas do cinema. Todos deveriam assistir e todos deveriam absorver o que ele tem a oferecer.
Eis aqui uma das últimas falas da personagem principal que pode resumir tudo o que o filme propõe e tudo o que nele me encantou:

“Quando eu era uma criança pensei que Zootopia fosse um lugar perfeito, onde todos se davam bem. Onde todos podiam ser o que quisessem. Acontece que a vida real é um pouco mais complicada do que uma frase em um para-choque. A vida real é confusa. Todos temos limitações. Todos cometemos erros. Sendo otimista, isso significa que todos temos algo em comum. E quanto mais tentarmos entender um ao outro, melhores pessoas nos tornaremos. Temos de tentar. Não importa qual animal você é. Desde o maior elefante, até a primeira raposa. Eu imploro: tente. Tente fazer do mundo um lugar melhor. Olhe para dentro de si mesmo e reconheça que a mudança começa com você. Começa comigo. Começa com todos nós.”


Nota:

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado do post! E se gostaram, deixem o curtir lá em cima do lado do título (não esqueçam de confirmar) e comentem o que acharam!
Até mais!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu acho que o sucesso de muitas filme de animação é construir para crianças que precisam de mais do que um personagem bem-humorado e pensam que também será visto por adultos. Rica Moore tornou-se um dos meus diretores favoritos, eu só descobri que Ralph irá Demoledor 2 (já fez 1) e foi também diretor Zootopia. Você tem que segui-lo, porque ele tem feito coisas interessantes. A propósito, eles vão Zootopia na TV, se não viu ou não sabe o trabalho de Moore. Deixo vezes e canais Zootopia trailer não é um fã de animação, mas dos grandes diretores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda pretendo assistir Detona Ralph, e imagino que seja tão bom e tão incrível quanto Zootopia! Obrigada pelo comentário <3

      Excluir

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team