12 de jan. de 2016

Youtubers brasileiros e seus livros: Minha opinião


Olá pessoal, tudo bem? O post de hoje provavelmente trará muita polêmica se as pessoas que lerem não souberem interpretar muito bem minha opinião sobre o assunto dos youtubers que escreveram livros. Portanto, antes de mais nada, quero pedir para que leiam o post todo se for fazer algum comentário; e, é claro, além disso, se tiver alguma crítica, faça-a de maneira inteligente e coerente, que seja capaz de me fazer mudar de ideia, com argumentos fortes e convincentes. Do contrário, irei apenas ignorar e seguir com a minha vida.
Clique em continue lendo para saber minha opinião sobre esse assunto.

Em primeiro lugar, se você veio com o intuito de me xingar achando que vou esculachar os livros que alguns youtubers já escreveram, tire seu cavalinho da chuva. Nunca li nenhum deles e não tenho o mínimo direito de fazer alguma crítica negativa sobre. Afinal, é preciso conhecer a obra para se ter realmente uma crítica sobre ela.
Estou escrevendo esse post para manifestar minha opinião a respeito do grande sucesso que esses livros acabam tendo e de que forma isso pode prejudicar o novo escritor brasileiro que tenta alcançar um objetivo que é, sempre foi e sempre será, ser escritor.
Não sei dos objetivos de cada youtuber que decidiu escrever um livro. Não sei se eles sempre quiseram se tornar escritores ou se essa vontade realmente apareceu do nada. Não sei se o ponto em escrever um livro era realmente pelo prazer de escrever um livro. Mas de uma coisa tenho certeza: alguns apenas fazem para conseguir mais dinheiro.
E então algumas pessoas vem e me questionam “Ah, mas você não escreveria um livro se tivesse a oportunidade de ganhar mais dinheiro? Duvido que não. ”. Bom, meus caros, vocês têm razão. Eu seria tão esperta quanto eles e aceitaria a proposta de escrever um livro para ganhar mais dinheiro se eu soubesse que ele viria a ser um grande sucesso e soubesse que fosse render alguma grana. Afinal, precisamos pagar contas, comer e sobreviver, não é?
Entretanto, um ponto muito importante da minha opinião a respeito desse assunto que a
GRANDE MAIORIA – se não todos – não entendem, é que o meu problema não é com o fato do youtuber escrever ou não um livro. Não entendem que o meu problema com o assunto não é com o fato de escreverem para ganharem mais dinheiro. Cada um faz o que quer da vida e cada um procura sua própria maneira de sobreviver. Eu entendo isso completamente.
Mas o quanto o obstáculo, que é o sucesso do youtuber com seu livro, atrapalhará uma pessoa que luta para lançar o seu há tantos anos? O quão mais difícil a estrada para o sucesso se tornará para esses escritores mirins que já enfrentam extremas dificuldades em realizar seus sonhos mesmo sem ter alguém tão famoso em seu caminho? O sucesso acaba se tornando algo muito mais distante do que era no início.
Não, não estou querendo dizer que todos devem pensar nas pessoas com menos oportunidades e parar de viver suas vidas e vencer seus objetivos por causa delas. Ninguém deve parar sua vida por ninguém. Se fôssemos nos preocupar com todos os problemas alheios, jamais viveríamos. Sim, eu sei disso. O que realmente me incomoda nisso tudo, é o fato de você simplesmente tocar em um assunto como esse e não ter a chance de terminar de se explicar antes que soltem algo como “alcança quem tem talento, determinação e sorte”, “cada um faz sua própria sorte”, “o sucesso do outro não impede o seu”. É sério?
Então vocês realmente acham que, por exemplo, um negro, pobre, que morou toda a sua vida em uma favela e estudou toda a sua vida em uma escola pública, vai ter as exatas mesmas chances que uma pessoa branca, rica e que sempre estudou em uma escola particular? Não. Eles não têm as mesmas chances, apesar de muitos acharem que sim. Existem pessoas que conseguem vencer todas essas medíocres dificuldades que não deveriam mais existir e se tornam pessoas bem-sucedidas? Existem. Mas qual a proporção em relação as que não conseguem por falta de oportunidade? Por conta das milhares de pessoas que tomam seu lugar por terem PRIVILÉGIOS? É nisso que eu quero chegar.
Eu já escrevi um livro e estou na luta para publicá-lo, esperando respostas de muitas e muitas editoras. Se nenhuma aceitar, irei em busca de tudo que for preciso para publicar de forma independente. Eu estou batalhando para que eu veja esse livro nas vitrines das livrarias e possa finalmente respirar fundo e me considerar uma escritora. Eu estou na luta e eu sei o quanto é difícil conseguir alguma coisa quando não se tem nenhum histórico de fama.
A partir do momento que um youtuber publica um livro, é menos uma chance para uma pessoa que sonha ser escritor alcançar seus objetivos. Não quero dizer que é o fim do mundo e tudo se acaba ali. Devemos sim, continuar tentando. O mundo não é uma fábrica de realizações de desejos, e ainda mais para os menos favorecidos. Infelizmente algumas pessoas devem lutar mais que outras e é isso que eu espero que você, que está lendo esse texto, entenda.
Nada é apenas uma questão de força de vontade e determinação. Uma pessoa com depressão pode ter a vontade que for para vencer sua doença, mas muito dificilmente conseguirá vencer sem um empurrão. E é exatamente isso que acontece com os novos escritores nacionais.
Entendo toda a situação que editoras devem passar ao escolher seus novos autores no catálogo. A incerteza de que fará sucesso. A incerteza de que todo o dinheiro investido nesse livro valerá a pena. A incerteza do futuro daquele novo autor. Mas quero pedir um favor a vocês leitores do meu blog e talvez alguma editora que um dia se depare com esse texto. Não vanglorie apenas os livros de youtubers. Não os considere os únicos salvadores da pátria, da cultura literária nacional. Não os coloque em um pedestal apenas pelo fato de estarem fazendo sucesso e rendendo muito dinheiro. Não deixe com que esse brilho ofusque talentos incríveis que buscam e lutam todos os dias por um espaço nesse mundo mágico da literatura. Não deixe de dar chance para esses novos talentos e não deixe de acreditar em seu potencial, pois eles têm tanto quanto um grande vlogueiro nacional.
Abram os olhos. Procurem, ajudem e lancem esses novos talentos no mercado. Vangloriem eles também. Eles merecem sentir o gosto do sucesso do seu trabalho ao menos uma vez.
Eles merecem a chance de realizar seus sonhos. 

Então é isso pessoal. Se gostou do post, clique em curtir lá em cima ao lado do título e comente o que achou!
Até mais!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team