7 de nov. de 2015

Resenha/Filme: Depois de Lucia


Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje trago a resenha de um filme que inicialmente eu não esperava muita coisa, mas que, no fim, acabou me surpreendendo. Depois de Lucia traz um tema pouco abordado - com sua real seriedade - na indústria cinematográfica: o bullying. Para saber mais sobre o que achei sobre o filme, clique em continue lendo.






Lançamento: 22 de março de 2013
Duração: 1h43min
Dirigido Por: Michel Franco
Gênero: Drama, Família
Nacionalidade: México






Sinopse
Quando a esposa de Roberto (Gonzalo Vega Jr.) morre, a relação dele com sua filha Alejandra (Tessa Ia), de 15 anos, fica abalada. Para escapar da tristeza que toma conta da rotina dos dois, pai e filha deixam a cidade de Vallarda e rumam para a Cidade do México em busca de uma nova vida. Alejandra ingressa em um novo colégio, e sentirá toda a dificuldade de começar de novo quando passa a sofrer abusos físicos e emocionais. Envergonhada, a menina não conta nada para o pai, e à medida que a violência toma conta da vida dos dois, eles se afastam cada vez mais.

Opinião
Por falta de palavra melhor, inicialmente, o filme Depois de Lucia, é chato. Posso afirmar que ao menos os primeiros vinte minutos da trama é composta por cenas que poderiam com certeza serem menos longas do que são realmente. No meu caso, encontrei esse filme quando estava à procura de filmes que abordassem o tema bullying, e acabei encontrando esse com as críticas mais positivas. Portanto, não tive problemas em esperar a parte chata passar para finalmente começar a parte principal da história, da qual eu estava inicialmente interessada. Entretanto, pensando como uma pessoa que encontraria esse filme aleatoriamente e se interessasse em assisti-lo, sem saber sobre o que se trata, desistirá de prosseguir com a história nesses primeiros vinte minutos. É claro, é compreensível que essas cenas são importantes para a compreensão da situação dos personagens e de suas vidas após a morte da mulher/mãe, mas, sem dúvida, uma solução muito fácil e inteligente seria ter diminuído o tempo de cada uma para que os espectadores não caíssem no tédio total, como eu caí.
Entretanto, ignorando esse defeito no início, Depois de Lucia é uma das pouquíssimas obras cinematográficas a abordar o tal tema. Normalmente, diretores, ao escolherem o seguinte tema para compor suas histórias, não abordam a dor e a violência real que o bullying traz com a profundidade necessária. Depois de Lucia com certeza é um filme que não sei encaixa nesse tipo de desenvolvimento.
Com cenas explícitas de violência psicológica, física e sexual, o filme consegue transmitir a mensagem de aviso sobre o bullying com maestria e nítida realidade, transmitindo sentimentos extremos como angústia, ódio, tristeza, mal-estar e pena aos seus espectadores. Segundo algumas críticas, esses sentimentos foram o motivo por acharem o filme ruim. Entretanto, acho importante que o filme cause esse impacto, pois deve ser esse o objetivo ao abordar um tema forte e profundo como esse. De certa forma, se uma história que envolva bullying não causar tais sentimentos, a mensagem não está sendo transmitida de maneira correta como Depois de Lucia transmite.
É extremamente importante que as diversas formas de entretenimento abordem tal tema, como em filmes, livros, jogos, séries, músicas etc., pois, apesar de todos nós termos a consciência sobre o assunto, não o tomam como importante o suficiente para tomarem medidas preventivas sobre o mesmo. Infelizmente isso ainda não é levado a sério da maneira que deveria. Uma prova disso, são os comentários que vi após terminar de assistir ao filme, onde muitas pessoas disseram que não gostaram porque a personagem não reagia ou porque ela tinha tanta culpa quanto seus agressores.
Infelizmente, com comentários como esses, podemos ter a clareza da falta de informação ou falta de senso de gravidade sobre o assunto. Com comentários como esses, podemos ter a noção de como filmes como esse são importantes no cinema.
Portanto, apesar de cenas tediosas e desnecessárias, e os sentimentos horríveis – necessários, é preciso lembrar – que a trama nos passa, o filme aborda seu tema principal com uma profundidade incrível e realista. Depois de Lucia é o exemplo que muitos diretores deveriam seguir ao abordarem o tema bullying, pois a realidade não é um conto de fadas e muitas vezes acaba não tendo um final feliz. Principalmente quando a informação não é transmitida da maneira real e correta.
Por isso eu digo: por mais filmes como Depois de Lucia.

Nota: 

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado da resenha e espero que eu tenha despertado o interesse de vocês sobre esse filme, pois é realmente necessário que a maioria de nós assista para ter a real consciência de como o bullying é um assunto sério. Se gostaram, deixem seu curtir lá em cima ao lado do título e comentem o que acharam!
Até mais! 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team