11 de set. de 2015

Especial Harry Potter: Pottermore


Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje trago a sequência do Especial Harry Potter que comecei há algum tempo, e dessa vez, vou falar sobre algo muito divertido e que todos os potterheads certamente deveriam conhecer e utilizar: o Pottermore.
Se quiser saber sobre o que se trata, clique em continue lendo!

O que é?
Pottermore é um site oficial da série Harry Potter do qual oferece uma experiência focada na leitura de seus livros, com recursos interativos, novas informações da extensa coleção de notas de J. K. Rowling e livros eletrônicos disponíveis para compra pela primeira vez.



Com a possibilidade da leitura dos livros com os recursos interativos é possível viver a história do bruxo de uma maneira completamente diferente. Mudar o cenário, coletar objetos, jogar mini games e em alguns momentos, escutar parte da história por um áudio book são algumas das opções que o site lhe dá para que a experiência com a história de Harry Potter seja ainda mais divertida e emocionante.
Além disso, é possível interagir com o site dando também o seu toque pessoal. Desde o início é possível acompanhar a história do bruxo através dos capítulos e cenas perfeitamente ilustradas dos mesmos; entretanto, você também pode ser o bruxo. Pottermore te dá a oportunidade de passar pelas mesmas situações que o bruxo passou durante a história, como por exemplo: comprar seus materiais no Beco Diagonal, escolher sua varinha, arrecadar o dinheiro bruxo, ir para Hogwarts e lá, passar por um teste do qual define a casa da qual você está destinado a ir de acordo com suas escolhas, e, por fim, ingressar em Hogwarts, onde poderá visitar sua Sala Comunal, fazer duelos com pessoas de outras casas, fazer poções e arrecadar pontos para a Copa das Casas.









Conforme a passagem dos capítulos também é possível ler sobre cada feitiço, personagem, objeto mágico, animais mágicos e os lugares percorridos naquele determinado momento da história. Com essa ferramenta há também algumas surpresas, como por exemplo, materiais inéditos sobre a série escritos pela própria J. K. Rowling, sobre toda e qualquer coisa. Histórias aprofundadas sobre personagens não tão aprofundados nos livros ou nos filmes; histórias aprofundadas sobre os lugares percorridos durante toda a história; histórias aprofundadas sobre objetos mágicos e etc. É uma infinidade de novos conteúdos que com certeza qualquer Potterhead não perderia tempo antes de lê-lo.


Há também o Profeta Diário, onde, por enquanto, houve apenas a narração da Copa Mundial de Quadribol (da qual acabou tendo Brasil e Bulgária para a final).


O site ainda não está traduzido para o português, mas, de qualquer forma, é um entretenimento incrível para os fãs de Harry Potter.
Pottermore lhe dá a oportunidade de fazer amizade com fãs por volta do mundo todo, se conectar ainda mais com a série, ter contato com materiais inéditos e além disso, se divertir muito! 

História
Pottermore não foi simplesmente lançado com tanta facilidade para os fãs. Como um teaser para o que era um anúncio misterioso, um desafio foi posto em 15 de junho de 2011. Os fãs tiveram que usar as coordenadas reveladas em dez fã sites de Harry Potter para formar uma palavra que seria o objeto de seu anúncio. Depois de todas as letras (E-T-O-T-O-P-E-R-R-M) serem reveladas, o endereço Pottermore.com foi lançado com uma mensagem - "em breve" - e a assinatura de Rowling. Uma conta oficial do Twitter também foi criada. No dia seguinte, uma nova conta do YouTube intitulada "J. K. Rowling Announces" foi criada, revelando uma contagem regressiva que culminava com a data do anúncio do que se tratava o Pottermore, 23 de junho de 2011.
Um representante de Rowling disse ao The Guardian em 16 de junho de 2011, que "Tudo o que podemos dizer é que o Pottermore é o nome do novo projeto de J.K. Rowling. Será anunciado em breve, e não é um novo livro." Muitos fãs especularam que se tratava de um jogo online, um novo fã site ou uma enciclopédia digital. Todas estas especulações estavam corretas.
O site não foi liberado para todos os fãs de início, apesar de alguns deles terem tido um acesso prévio, fazendo o cadastro e passando por um certo desafio da Pena Mágica lançado na época de divulgação do projeto. Entretanto, apesar de terem dito que o lançamento oficial seria no dia 1º de outubro de 2012, decidiram adiar a abertura do site ao público para o dia 14 de abril de 2012.
(Algumas informações foram retiradas desse site: 
http://pt-br.harrypotter.wikia.com/wiki/Pottermore)

Minha experiência
Para variar eu não tive o acesso prévio ao site, mas me recordo muito bem de quando lançaram as poucas vagas para os fãs que conseguissem se cadastrar. Eu me lembro de ter tentado milhares de vezes e ainda assim não conseguir, e por frustração, parei de tentar. Entretanto, eu ainda não era tão antenada do que acontecia na internet naquela época, já que minhas únicas redes sociais eram o Facebook e o Tumblr, e eu só passava meu tempo no Tumblr. Portanto, esqueci dessa novidade depois de algum tempo e só fui passar a lembrar dela novamente quando o site já estava liberado para todos; não me sinto culpada por isso, na verdade me sinto muito aliviada, porque com certeza eu sofreria de ansiedade durante muito tempo antes do lançamento.
Por fim, quando entrei no site eu realmente não entendia nada. Como já citei, o site não tem a tradução para o português, então, tive que utilizar o inglês (acho mais fácil que espanhol). Demorei algumas semanas para entender o que realmente estava acontecendo ali, mas quando entendi, não parei de jogar.
Passei por todos os capítulos do primeiro livro, li sobre cada personagem, lugar, objeto, animal e enfim, todas as histórias presentes no site. Foi sinceramente uma experiência muito mágica, pois eu acalmei toda a saudade que eu sentia da história a lendo novamente, resumida e contada por vários ângulos. Escolhi meu nick (UnicornSickle24507), comprei meus materiais no Beco Diagonal, minha varinha me escolheu (comprimento: 12 ¾; madeira: noz preta; núcleo: dragão; flexibilidade: duro), fui selecionada para a minha casa, Grifinória e, com certeza, me diverti muito com os duelos de feitiços, a aula de poções, os mini games nos capítulos e os próprios capítulos. Colecionei muitos objetos, conheci histórias de personagens dos quais eu não tinha ideia e também me aprofundei na história de outros que eu já conhecia. Tive contato com todos os materiais inéditos que J. K. disponibilizou e Pottermore se tornou meu site preferido.


É claro que na época em que comecei a jogar não tive o senso de ir devagar e joguei tudo de uma vez, o que foi uma catástrofe, levando em conta que só havia o primeiro e o segundo livros disponíveis. Tive que esperar até o lançamento do restante dos livros, mas nem por isso deixei de gostar do site. Continuei tentando arrecadar pontos para a Copa das Casas e continuei duelando e fazendo poções, até que lançasse o restante dos livros e eu pudesse continuar a acompanhar a história novamente.
Atualmente estou no capítulo 24 do livro Cálice de Fogo, e infelizmente não estou prosseguindo com a história por pura falta de tempo.
Pottermore é um site incrível e que, com certeza, todos os Potterheads amam ou vão amar quando conhecerem. É muito bem produzido e muito bem trabalhado, tanto em conteúdo quanto em ilustrações para o conteúdo. É imensamente divertido, posso garantir. É claro que há certos aspectos que eu gostaria que tivessem uma mudança, como por exemplo, ter mais notícias no Profeta Diário, ter um investimento na tradução do site para português, ter mais mini games, ter o acesso a Hogsmead, outras maneiras de ganhar pontos para a casa e etc. Mas não são aspectos que me incomodem tanto a ponto de não gostar do site; pelo contrário: eu o amo!
Se você não conheceu o site ainda, recomendo que conheça. Apesar de faltar algumas coisas que deixariam o site mais divertido na minha opinião, ele não deixa de ser um grande entretenimento para os eternos fãs da série. Além de ser muito divertido, é também uma maneira de manter a chama de Harry Potter acesa e mostrar ao mundo que a série, apesar de ter acabado, permanecerá para sempre nos corações dos Potterheads.

Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado do post, e se gostaram, deixem seu curtir lá em cima ao lado do título!
Sintam-se à vontade para compartilharem suas próprias experiências com o site, suas opiniões sobre ele e também, se quiserem, sintam-se à vontade para me adicionarem em suas contas!
Até mais!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Adorei, eu tenho uma conta no Pottermore, mas já parei de usar faz um tempão :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você eu voltava a entrar! Um amorzinho de site <3

      Excluir

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team