23 de jan. de 2015

Livros e adaptações de Percy Jackson e os Olimpianos


Olá pessoal! Tudo bem? Meu nome é Amanda e esse é o primeiro post do meu novo blog, Amável Utopia. Vou dar uma breve explicação para o nome que decidi dar. Uma vez eu estava estudando Sociologia e vi a palavra utopia escrita. Procurei o significado e nosso amigo Wikipédia nos dá a seguinte definição: “Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica.”. Então algum tempo atrás decidi criar um blog para testar minhas habilidades de escrita e satisfazer minha vontade de escrever minhas opiniões sobre os livros que costumo ler, e eu precisava de um nome para o blog. Como os livros são meu refúgio e o lugar onde consigo fugir da minha realidade, decidi dar esse nome.
Agora sem mais enrolação, vamos ao assunto principal do post: a polêmica dos filmes de Percy Jackson e os Olimpianos e a série de livros.

Eu li a série toda e comecei a ler Os Heróis do Olimpo recentemente, e sinceramente, Percy Jackson pode ser considerado a minha segunda série preferida de livros, ficando atrás de Harry Potter. Os livros têm tudo o que eu procuro e tudo o que eu gosto: começam e terminam com aventuras e não há sequer um minuto pra você respirar e se preparar para a próxima. Não há enrolação e em meio as aventuras você pega um amor enorme com os personagens. Pelo menos no meu caso foi assim; fiquei completamente apaixonada pelo Percy Jackson.
Cada um dos livros tem um ritmo impressionante, te fazendo ficar curioso (a) com as profecias e o que elas significam e o que irá acontecer em seguida. Eu sinceramente não tenho nenhuma reclamação a fazer para a série de livros, pois não encontro nenhum defeito e nenhum motivo para não gostar dela.
Porém, os filmes não me causaram a mesma empolgação.
Normalmente quando se sai uma adaptação de um livro, muitos leitores são bem exigentes. Com Harry Potter eu vejo muitas reclamações, dizendo que deveriam ter colocado o FALE ou o funeral do Dumbledore ou isso e aquilo.  Eu concordo em partes, pois não sou o tipo de pessoa que gosta de assistir um filme muito longo e um filme que foge da história principal para ficar enrolando com outra coisa. Em certos aspectos em Harry Potter eu realmente queria que tivessem colocado algumas cenas dos livros mas nada que me fizesse ficar com raiva de não colocá-las. São cenas que eu entendo que seriam completamente inúteis nos filmes e deixariam todos exaustos a assistir. Eu consigo entender que uma adaptação não deve colocar todos os detalhes que um livro tem e isso não me incomoda tanto.
Entretanto, com Percy Jackson, eu tenho todos os motivos do mundo para reclamar. Com outros livros como Jogos Vorazes, Divergente ou Harry Potter, são modificadas ou retiradas algumas cenas dos livros, mas nada mais além disso. Nunca mudaram o enredo da história e nunca fugiram do que o livro propõe. Diferentemente de Percy Jackson, que, perdão pela palavra, ficou uma merda.
Nos livros Percy Jackson começa com doze anos de idade. Nos filmes ele começa com dezesseis. Isso não teria me incomodado tanto se a idade dele não influenciasse em toda a história. Porém, infelizmente influencia. A profecia que é direcionada a Percy só ocorre quando ele faz dezesseis anos, que adivinhem? Ele só completa no último livro da série. O que te faz pensar: como ocorrerá o desenrolar da série nos filmes? Como farão com que a profecia se realize?
Eu não vou mentir, eu adorei os filmes; quando eu não estava pensando que eles faziam parte de uma série de livros que eu li e amei. Porque de qualquer maneira, mesmo você lendo os livros, você vai gostar dos filmes se você gostar de ação. E é isso que o filme mais tem. Mas não parece que ele faz parte da série de livros de maneira alguma, e isso me entristece, pois gostaria de saber como o filme REALMENTE ficaria se ele tivesse sido fiel a incrível obra de Rick Riordan.
Ouvi dizer que não darão continuidade à série de filmes e tudo que eu consegui pensar foi “ainda bem”. Depois do cabelo de Annabeth ter ficado loiro de um filme para o outro e depois de Cronos ter aparecido no segundo filme e ter engolido Luke, não consigo imaginar de que maneira eles enrolariam no terceiro filme.
Então aqui está minha dica pra você que não quer ler Percy Jackson porque assistiu os filmes e não gostou: não se deixe levar pelos filmes, pois eles não têm nada a ver com a série de livros. É como se os filmes fossem adaptações de uma série totalmente diferente então você não tem que se preocupar com os livros serem tão ruins quanto os filmes, porque eles não são.
Espero que tenham gostado do post e talvez dos próximos que postarei aqui. E se você tiver uma opinião diferente da minha ou concorde comigo, deixe nos comentários. Vamos discutir essa série tão polêmica!
Até mais!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team